ERU 173
Teoria Cooperativista II – Sociologia da Cooperação
2º SEMESTRE DE 2011
Objetivos:
O objetivo do curso é apresentar uma visão crítica do processo de construção da cooperação e da ação coletiva. Para tanto, o curso toma como referência inicial o conceito de classe expresso na tradição marxista e utiliza referencial teórico das Ciências Sociais, que se fundamenta em conceitos como: escolha racional, interesses, indivíduos, desejos, oportunidades, incentivos, capital social, confiança, reciprocidade etc. Assim, o curso tem por objetivo, por meio da discussão desses conceitos, apontar mecanismos e processos que envolvem a construção da cooperação e/ou que, por outro lado, a impedem ou dificultam.Objetivos:
Procedimentos Didáticos: O curso será desenvolvido por meio de aulas e seminários, acompanhados de leituras previamente estabelecidas. A leitura dos textos é indispensável ao bom andamento das aulas. Entre uma leitura e outra os estudantes realizarão trabalhos escritos em grupo, com consulta e em sala de aula (a que chamaremos de “testinhos”) sobre temas tratados nas aulas precedentes. Estes testes totalizarão 20 pontos em conjunto. Serão realizadas também três (03) provas individuais e sem consulta, a primeira com valor de 30 pontos e as duas seguintes com valor de 25 pontos cada. Não haverá prova substitutiva.
Programa do Curso:
1ª. Parte
1. O conceito de classe como elemento de referência das ações coletivas no mundo do trabalho.
1. O conceito de classe como elemento de referência das ações coletivas no mundo do trabalho.
- MARX, Karl, Manifesto do Partido Comunista, in. MARX, K e ENGELS, Friedrich, Textos – Volume III, São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1977.
- ELSTER, Jon. Marx Hoje, Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1989. Capítulo 7: Consciência de classe e luta de classes.
- ELIAS, N., A sociedade dos indivíduos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.(pp 13 –26)
- WEBER, Max, Economia e Sociedade, Brasília: Editora da UnB, 2000, volume 1, páginas 13 – 19.
- ELSTER, Jon. Marxismo, funcionalismo e teoria dos Jogos, São Paulo, Lua Nova, no 17, junho 1989.