ERU 415


SOCIOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO

Objetivos: 

Apresentar, a partir de uma perspectiva que envolva os conceitos de cultura, história e sociedade, os principais argumentos teóricos relativos à compreensão do processo de modernização da agricultura brasileira, seus condicionantes e seus impactos sobre as relações de trabalho, sobre a produção e sobre a própria natureza. A disciplina busca também analisar os impactos da formação e consolidação dos complexos agroindustriais na transformação das relações sociais no campo, assim como no delineamento de um novo padrão de acumulação capitalista pela articulação entre campo e cidade.

Procedimentos Didáticos: 
O curso será desenvolvido por meio de aulas expositivas acompanhadas de leitura de textos previamente determinados. A leitura dos textos é indispensável para o acompanhamento das aulas. Entre uma leitura e outra, os estudantes realizarão trabalhos em grupo em sala de aula sobre os temas tratados nas aulas anteriores. Estes testes totalizarão 20 pontos e serão realizados em sala de aula sem aviso prévio. Serão realizadas três (03) provas em datas previamente estabelecidas, com valor total de 80 pontos (a primeira com valor de 30 pontos e as demais no valor de 25 pontos cada uma). Não haverá prova substitutiva ou suplementar.

Programa do curso: 1. Agricultura e desenvolvimento econômico – Agricultura, Sociedade e Economia. 
  • SMITH, Adam. Inquérito sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. (1776). Lisboa: Gulbenkian, 1982. Parte I, Caps. I, II e III. 
  • ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão, Campinas: Editora da Unicamp, 1992. Cap. 8 As particularidades da agricultura no desenvolvimento econômico. pp. 209 - 247. 
2. A Revolução Verde e os impactos na produção agrícola.
  • CLEAVER Jr., Harry M., As contradições da revolução verde, Texto originalmente publicado na Monthly Review, 24 (jun. 1972), pp. 80 - 111. 
3. O processo de Modernização da Agricultura brasileira e a formação do Complexo Agro-industrial – CAI.
  • DELGADO, G. C., Capital Financeiro e Agricultura no Brasil, São Paulo, HUCITEC/ ÍCONE, 1985. 
4. A apropriação industrial do processo de produção agrícola, a produção industrial de alimentos e de matérias-primas e a formação de novos mercados: o aproricionismo e o substitucionismo.
  • GOODMAN, D. et alii. Da lavoura às biotecnologias: agricultura e indústria no sistema internacional, Rio de Janeiro, Campus, 1990. 
  • MACIEL, Maria Eunice e MENASCHE, Renata, Alimentação e cultura, identidade e cidadania. Você tem fome de que?, Democracia Viva, Rio de Janeiro, número 16, junho de 2003. 
5. O mundo rural e a formação do agronegócio – do Fazendeiro ao Empresário Rural.
  • GIULIANI, Gian Mario, A profissionalização dos produtores rurais e a questão ambiental, Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, número 9, outubro de 1997 (102 – 126). 
  • PAULA, Silvana G., Quando o campo se torna uma experiência urbana: o caso do estilo de vida country no Brasil, Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, número 17, outubro de 2001 (33 - 53). 
  • CARNEIRO, Maria José, O ideal rurbano: campo e cidade no imaginário dos jovens rurais, in. DA SILVA, F. C. T., SANTOS, R., COSTA, L. F. C., (orgs.) Mundo Rural e Política: ensaios interdisciplinares, Rio de Janeiro, Campus, 1998. 
  • PAULA, Silvana G., Sociabilidade country: o campo na cidade, in. DA SILVA, F. C. T., SANTOS, R., COSTA, L. F. C., (orgs.) Mundo Rural e Política: ensaios interdisciplinares, Rio de Janeiro, Campus, 1998. 
6. Sustentabilidade, agricultura familiar e reforma agrária: os limites da agricultura convencional.                                                                         
  • GRAZIANO da SILVA, J. Agricultura sustentável: um novo paradigma ou um novo movimento social?, In. ALMEIDA, J. e NAVARRO, Z., Reconstruindo a agricultura: idéias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1997 (pp 106 – 127) 
  • VEIGA, J. Eli, Problemas da transição à Agricultura Sustentável, São Paulo, Estado e Economia, V. 24, No Especial, 1994. 
  • Texto sobre reforma agrária e assentamentos rurais 
  • ANJOS, Flávio Sacco dos, Pluriativiade e ruralidade: enigmas e falsos dilemas, Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro número 17, outubro de 2001 (33 - 53)

Leia mais...

  ©Blog das ERU - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo