quinta-feira, 14 de abril de 2011

Costumes em comum

THOMPSON, Edward P. Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial In: Costumes em Comum. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

Com este livro E. P. Thompson (1924-93) concluiu sua obra sobre história do trabalho, motins, radicalismo, crime, costume, lei, sedição e cultura populares, universos de pesquisa que formam o campo de estudos conhecido como "história a partir de baixo. Em constante diálogo com a antropologia, o direito e a economia, Thompson analisa hábitos dos setores populares britânicos, como a defesa do uso comunal das terras quando da intensificação do processo de cercamentos, a venda da esposa em leilão como estratégia de divórcio, as novas noções de tempo trazidas pelo capitalismo industrial ou a cruel punição aplicada a quem desrespeitasse as regras dos vilarejos. Esses costumes e tradições são estudados aqui como defesas de direitos imemoriais ou estratégias de manipulação da lei numa sociedade que se defrontava com as novas imposições do capitalismo (extraído do site da editora).

Clique aqui para ver o livro completo no Google Books.
Clique aqui para ler Tempo, Disciplina de Trabalho e Capitalismo Industrial completo no Scribd.
Clique aqui para ler uma resenha do livro.

Leituras relacionadas:
Clique aqui para ver um interessante trabalho intitulado A contribuição de E. P. Thompson para a apreensão dos saberes produzidos do/no trabalho.
Clique aqui para ler um trabalho intitulado O tempo de trabalho no capitalismo.

0 comentários:

  ©Blog das ERU - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo